SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Maternity marks: of the belly for lifeOn the stage of psychotherapy: a teenager, his drama and Psychodrama author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicodrama

On-line version ISSN 2318-0498

Abstract

VIEIRA, Érico Douglas. Novas direções para o plantão psicológico: o psicodrama como referencial. Rev. bras. psicodrama [online]. 2019, vol.27, n.2, pp. 199-211. ISSN 2318-0498.  http://dx.doi.org/10.15329/2318-0498.20190023.

O plantão psicológico é uma intervenção clínica que acolhe o cliente diante de alguma dificuldade circunstancial. Os desenvolvimentos teórico-práticos nessa modalidade deram-se no referencial da abordagem centrada na pessoa, predominantemente. Neste trabalho, objetivou-se investigar as possibilidades de fundamentação dos plantões no referencial do psicodrama. Os diários de campo produzidos a partir das intervenções realizadas com pessoas em situação de vulnerabilidade social foram objetos de análise qualitativa. Os resultados demonstraram que o trabalho com recursos de ação pode ser uma importante estratégia clínica para potencializar a expressão do sofrimento dos clientes, e que a construção de um campo intersubjetivo baseado no conceito de tele, permeado pela afetividade e pela autenticidade, é uma contribuição psicodramática para o trabalho com pessoas marginalizadas.

Keywords : plantão psicológico; psicodrama; psicologia clínica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License