SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Novas direções para o plantão psicológico: o psicodrama como referencialPictodrama e psicodrama bipessoal: a aplicabilidade da técnica de imagens com colagens índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

MACANEIRO, Ariany  e  ALMEIDA, Viviane Oliveira de. No palco da psicoterapia: um adolescente, seu drama e o Psicodrama. Rev. bras. psicodrama [online]. 2019, vol.27, n.2, pp. 212-219. ISSN 2318-0498.  http://dx.doi.org/10.15329/2318-0498.20190022.

Este artigo tem o objetivo de evidenciar as possibilidades do psicodrama bipessoal diante do drama de um adolescente, demonstrando sua evolução. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa nas modalidades pesquisa-ação e estudo de caso. O manuscrito expõe técnicas como psicodrama em cena aberta, concretização, jogo de papéis, átomo social e psicograma, além da atividade "autor e protagonista da própria história", a qual concretizou as conquistas do paciente. Este trabalho conclui que o psicodrama bipessoal possui um vasto arsenal de técnicas, por meio das quais um adolescente passou a se reconhecer como autor e protagonista de sua história, e que o psicodramatista pode validar "seu psicodrama", ancorado por sua teoria.

Palavras-chave : Psicoterapia; Psicodrama; Psicologia do adolescente; Técnicas psicoterapêuticas; Intervenção psicoterapêutica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License