SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1The use of the tatadrama as a possibility for transformation in preparation for retirement author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicodrama

On-line version ISSN 2318-0498

Abstract

COSTA, Liana Fortunato et al. Atendimento ao adulto autor de violência sexual intrafamiliar no Brasil: psicodrama como estratégia. Rev. bras. psicodrama [online]. 2020, vol.28, n.1, pp. 5-15. ISSN 2318-0498.

A política de enfrentamento da violência sexual ressalta a proteção das vítimas e a responsabilização e atendimento ao autor da violência. O objetivo deste texto é descrever estratégias para abordar temas difíceis - como a própria vitimização, a expressão da sexualidade e o desejo sexual por crianças -, em uma intervenção psicossocial para adultos autores de ofensa sexual contra crianças e adolescentes. As estratégias adotadas baseiam-se em técnicas do Psicodrama, pois facilitam a superação dos obstáculos emocionais diante destes conteúdos, criando-se um ambiente lúdico durante a intervenção, proporcionando condições para reflexão, expressão dos sentimentos, diminuição da tensão, além de contribuir para integração e engajamento grupal nas tarefas. Esta opção evita uma posição de confrontação e favorece a presença de empatia.

Keywords : ofensor sexual adulto; ofensa sexual; intervenção psicossocial; psicodrama.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License