SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1El uso del tatadrama como una posibilidad de transformación en preparación para la jubilación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Psicodrama

versión On-line ISSN 2318-0498

Resumen

COSTA, Liana Fortunato et al. Atendimento ao adulto autor de violência sexual intrafamiliar no Brasil: psicodrama como estratégia. Rev. bras. psicodrama [online]. 2020, vol.28, n.1, pp. 5-15. ISSN 2318-0498.

A política de enfrentamento da violência sexual ressalta a proteção das vítimas e a responsabilização e atendimento ao autor da violência. O objetivo deste texto é descrever estratégias para abordar temas difíceis - como a própria vitimização, a expressão da sexualidade e o desejo sexual por crianças -, em uma intervenção psicossocial para adultos autores de ofensa sexual contra crianças e adolescentes. As estratégias adotadas baseiam-se em técnicas do Psicodrama, pois facilitam a superação dos obstáculos emocionais diante destes conteúdos, criando-se um ambiente lúdico durante a intervenção, proporcionando condições para reflexão, expressão dos sentimentos, diminuição da tensão, além de contribuir para integração e engajamento grupal nas tarefas. Esta opção evita uma posição de confrontação e favorece a presença de empatia.

Palabras clave : ofensor sexual adulto; ofensa sexual; intervenção psicossocial; psicodrama.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License