SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Atendimento ao adulto autor de violência sexual intrafamiliar no Brasil: psicodrama como estratégiaPsicoterapia psicodramática bipessoal com bonecos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

COLOMBO, Maristela. O uso do tatadrama como possibilidade de transformação na preparação para a aposentadoria. Rev. bras. psicodrama [online]. 2020, vol.28, n.1, pp. 16-24. ISSN 2318-0498.

Este artigo descreve um Sociodrama por meio do Tatadrama: Novos tempos, novos rumos, em um Programa de Preparação para Aposentadoria, oferecido aos servidores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. O Sociodrama trata as relações intergrupais e atua para promover a mobilização dos sentimentos nos grupos por meio da catarse de integração que possibilita a elaboração da vivência. O Tatadrama é a transformação através da ação, método que busca no Psicodrama e na cultura popular das Bonequeiras no Pé de Manga do Crato, Ceará, os instrumentos de mudança e a simbologia do encontro consigo mesmo. ​A aprendizagem se dá por meio da vivência grupal e no compartilhamento, onde surge o sentimento de pertencimento e de transformação.

Palavras-chave : Aposentadoria; Psicodrama; Tatadrama; Ações Transformadoras; TJSP.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License