SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1What I do like is the summer: psychodrama with adolescents on summer holidays"The Dance of the Mind": psychodramatic workshop author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicodrama

On-line version ISSN 2318-0498

Abstract

VIDAL, Gabriela Pereira  and  CASTRO, Amanda. O Psicodrama clínico on-line: uma conexão possível. Rev. bras. psicodrama [online]. 2020, vol.28, n.1, pp. 54-64. ISSN 2318-0498.

Este artigo tem por objetivo refletir sobre as possibilidades de atuação em psicoterapia da relação, psicodrama bipessoal e psicodrama interno, por meio de atendimentos on-line. Foram utilizados relatos de experiência para ilustrar as possibilidades em relação a etapas, instrumentos e técnicas. Ao longo da discussão, é clarificado que a ação espontânea do psicodramatista frente ao cliente é imprescindível. Portanto, no atendimento on-line, é possível a manutenção do aquecimento, a aplicação das técnicas e o manejo das cenas, considerando a necessidade do reconhecimento de cenário do paciente e do diretor, bem como da possibilidade do recurso da realidade suplementar para o alcance de cenas, objetos ausentes e personagens.

Keywords : Psicodrama; Internet; On-line.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License