SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue2The influence of the transgerational phenomenon on the family life cycle of couples with small children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicodrama

On-line version ISSN 2318-0498

Abstract

GUIMARAES, Leonidia Alfredo. IMAGODRAMA: uso de bonecos e objetos-auxiliares em psicodrama individual e on-line. Rev. bras. psicodrama [online]. 2020, vol.28, n.2, pp. 106-117. ISSN 2318-0498.

Este artigo aborda aspectos referentes à utilização de objetos-auxiliares e mediadores em psicodrama individual e on-line a partir das suas funções terapêuticas, e associados à técnica de construção de imagens psicodramáticas com bonecos. Retoma o enquadre clássico da metodologia psicodramática com o objetivo de adequar os instrumentos fundamentais do psicodrama ao atendimento on-line e, em seguida, abrir a discussão teórica sobre as nomenclaturas surgidas no Brasil, decorrentes de diferentes enquadres em psicodrama individual. Conclui sua escrita com as definições dos conceitos de objetos-auxiliares, mediadores e criativos, ilustrando com três sessões on-line sobre o uso de bonecos e objetos-auxiliares em psicodrama clínico, definindo sua prática clínica, seja presencial ou on-line, como Imagodrama.

Keywords : Psicodrama individual; Psicodrama online; Objetos-auxiliares; Conserva cultural; Imagodrama.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License