SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2O fenômeno da transgeracionalidade no ciclo de vida familiar: casal com filhos pequenos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

GUIMARAES, Leonidia Alfredo. IMAGODRAMA: uso de bonecos e objetos-auxiliares em psicodrama individual e on-line. Rev. bras. psicodrama [online]. 2020, vol.28, n.2, pp. 106-117. ISSN 2318-0498.

Este artigo aborda aspectos referentes à utilização de objetos-auxiliares e mediadores em psicodrama individual e on-line a partir das suas funções terapêuticas, e associados à técnica de construção de imagens psicodramáticas com bonecos. Retoma o enquadre clássico da metodologia psicodramática com o objetivo de adequar os instrumentos fundamentais do psicodrama ao atendimento on-line e, em seguida, abrir a discussão teórica sobre as nomenclaturas surgidas no Brasil, decorrentes de diferentes enquadres em psicodrama individual. Conclui sua escrita com as definições dos conceitos de objetos-auxiliares, mediadores e criativos, ilustrando com três sessões on-line sobre o uso de bonecos e objetos-auxiliares em psicodrama clínico, definindo sua prática clínica, seja presencial ou on-line, como Imagodrama.

Palavras-chave : Psicodrama individual; Psicodrama online; Objetos-auxiliares; Conserva cultural; Imagodrama.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License