SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue2The influence of the transgerational phenomenon on the family life cycle of couples with small childrenTelepresencial Reprise Theater in COVID-19 times author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicodrama

On-line version ISSN 2318-0498

Abstract

VIDAL, Gabriela Pereira  and  CARDOSO, Alexandra Sombrio. Dramatização on-line: psicoterapia da relação e psicodrama interno no psicodrama contemporâneo. Rev. bras. psicodrama [online]. 2020, vol.28, n.2, pp. 131-141. ISSN 2318-0498.

Este artigo objetiva evidenciar as possibilidades do psicodrama on-line por meio do método da psicoterapia da relação e da técnica do psicodrama interno. Trata-se de um estudo de caso com relatos de duas sessões de uma paciente em processo psicoterapêutico no ambiente on-line. Na primeira sessão, a protagonista apresenta angústias relacionadas à autopercepção, trabalhadas por meio da psicoterapia da relação. Na segunda sessão, são evidenciadas vivências assustadoras da infância, ressignificadas através do psicodrama interno. Conclui-se que ambas possuem vasta contribuição no ambiente on-line, o método da psicoterapia da relação como poderosa ferramenta para trabalhar relações e angústias, e o psicodrama interno como técnica eficaz em cenas de medo, pois permitiram o trabalho com papéis internalizados e ação simbólica para uma rematrização.

Keywords : Psicodrama on-line; Psicoterapia da relação; Psicodrama interno.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License