SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Teatro de Reprise telepresencial en tiempos de COVID-19Análisis de las correlaciones entre los temas de las sesiones de psicodrama públicos del CCSP y sus manifestaciones en la prensa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Psicodrama

versión On-line ISSN 2318-0498

Resumen

ALMANSA, Joice Franciele Friedrich; CARDOSO, Alexandra Sombrio  y  CASTRO, Amanda. Ansiedade no contexto universitário: uma experiência de jogo dramático. Rev. bras. psicodrama [online]. 2020, vol.28, n.2, pp. 154-159. ISSN 2318-0498.

Este artigo resulta de uma pesquisa realizada com nove estudantes universitários cujo objetivo era treinar a tomada de papéis. A pesquisa consistiu em quatro encontros grupais, com noventa minutos de duração, e com a aplicação de jogos dramáticos com o propósito de amenizar a ansiedade. Aqui, discutimos os resultados dos dados obtidos no primeiro encontro, no qual foi possível perceber um elevado índice de ansiedade, além de alguns bloqueios no role taking e no role creating. Esses achados foram desenvolvidos nos encontros seguintes e, ao final, foi possível perceber a diminuição da ansiedade e um aumento da espontaneidade no grupo.

Palabras clave : Jogos dramáticos; Ansiedade; Estudantes; Espontaneidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License