SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Ansiedade no contexto universitário: uma experiência de jogo dramáticoDesafios ao encontro: contribuições de Moreno e Freire para a educação de jovens e adultos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

BATISTA, Marcia Almeida; NASCIMENTO, Adriana  e  VALVASSORI, Moira. Análise das correlações entre os temas das sessões de psicodrama públicos do CCSP e suas manifestações na imprensa. Rev. bras. psicodrama [online]. 2020, vol.28, n.2, pp. 81-93. ISSN 2318-0498.

Os psicodramas públicos, na cidade de São Paulo, ocorrem no Centro Cultural São Paulo (CCSP) com o objetivo de criar espaços públicos que possam acolher diferentes subjetividades, e a "possível troca de ideias, valores e experiências de vida a partir da construção coletiva de histórias dramatizadas" (CCSP, 2017). Este trabalho correlaciona os temas dramatizados nessas sessões, disponíveis no site da Federação Brasileira de Psicodrama (FEBRAP), com as manchetes dos jornais "O Estado de São Paulo" e "Folha de São Paulo" dos anos de 2015, 2016 e 2017. Investigou-se se as sessões de psicodrama podem favorecer a construção da cidadania entre os participantes. O CCSP contribui para essa construção, permitindo a discussão de questões sociais atuais mesmo havendo maiores correlações dos temas como um todo, do que a coincidência temporal com as manchetes dos jornais.

Palavras-chave : Psicodrama público; Sociodrama; Mídia; Cidadania.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License