SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3A sobrevivência via Sociodrama online: Covid-19, o que você quer me dizer?Socionomia e psicologia ambiental: algumas bases comuns índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

KNOBEL, Anna Maria. Sociodrama: mecanismos de ação e estratégias de direção em dois eventos públicos. Rev. bras. psicodrama [online]. 2020, vol.28, n.3, pp. 187-197. ISSN 2318-0498.

A autora relata a origem do Sociodrama moreniano, seus mecanismos de ação, suas práticas e as estratégias de ação do diretor. Define grupo, aponta a existência de diferentes focos de direção: protagonico, espontâneo e relacional, mostrando pormenorizadamente como opera o modelo sociométrico, que trabalha com as forças afetivas de aproximação, afastamento ou indiferença de cada participante em relação aos demais. Mostra que as escolhas mútuas produzem coesão grupal e as discordantes dinâmicas conflituosas. Aponta que este tipo de prática tem como pilares: os modos de convivência, os objetivos e papéis comuns, as estruturas relacionais e as dinâmicas de funcionamento conjunto. Dá como exemplo duas intervenções públicas onde o referencial sociométrico foi aplicado.

Palavras-chave : Sociodrama; grupo; estratégias de direção; estruturas relacionais; dinâmicas grupais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License