SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3Sociodrama: mecanismos de ação e estratégias de direção em dois eventos públicosCuidado vigilante: conversas construtivas e responsabilidade relacional em contextos de violências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

SOUZA, Debora de Mello e  e  BASSANI, Marlise Aparecida. Socionomia e psicologia ambiental: algumas bases comuns. Rev. bras. psicodrama [online]. 2020, vol.28, n.3, pp. 198-211. ISSN 2318-0498.

O artigo constitui-se de revisão bibliográfica e articulação teórico-metodológica aproximando a socionomia da psicologia ambiental, campo de pesquisa relevante para o século 21, considerando a crise humano-ambiental contemporânea. O método de seleção das fontes e os critérios de inclusão e exclusão de literatura e de artigos possibilitaram identificar origens comuns da socionomia e da psicologia ambiental, embasando discussão sobre fundamentos epistemológicos que viabilizam a aproximação proposta. Concluiu-se que, embora evidenciem-se semelhanças históricas e epistemológicas, localizou-se, nas fontes consultadas, apenas uma pesquisa associando intencionalmente a socionomia à psicologia ambiental. Como contribuição heurística, os autores sugerem a utilização dos métodos sociopsicodramáticos em futuros estudos em psicologia ambiental.

Palavras-chave : Socionomia; Psicologia Ambiental; Método Sociopsicodramático; Sustentabilidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License