SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue3Socionomy and environmental psychology: some common basisKnowledge, intersubjectivity and social practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicodrama

On-line version ISSN 2318-0498

Abstract

MARRA, Marlene Magnobosco. Cuidado vigilante: conversas construtivas e responsabilidade relacional em contextos de violências. Rev. bras. psicodrama [online]. 2020, vol.28, n.3, pp. 212-223. ISSN 2318-0498.

Trata-se de uma pesquisa exploratória qualitativa, realizada no contexto do Programa de Pesquisa Assistência e Vigilância em Violência com um grupo de sete sobreviventes de abuso sexual e suas mães. O objetivo foi apresentar um protocolo do Cuidado Vigilante, para a reflexão de pais cuidadores. As sessões do protocolo foram registradas por observadores conforme a evolução dos temas tratados na ação grupal. As informações foram organizadas em categorias: A dor escondida; Cuidar é proteger; Rompendo o isolamento. Revelou-se através do sofrimento das mães e filhas uma desconexão entre o lugar e papel da mãe na vida da filha, a recuperação dos vínculos afetivos, a horizontalização respeitosa do poder, o resgate da competência e da autoridade da mãe.

Keywords : Delitos sexuais; Relações familiares; Educação infantil.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License