SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3Cuidado vigilante: conversaciones constructivas y responsabilidad relacional en contextos de violenciaUn informe sobre grupos de teatro comunitario durante la pandemia de coronavirus índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Psicodrama

versión On-line ISSN 2318-0498

Resumen

COSTA, Liana Fortunato  y  CONCEICAO, Maria Inês Gandolfo. Conhecimento, intersubjetividade e práticas sociais. Rev. bras. psicodrama [online]. 2020, vol.28, n.3, pp. 224-233. ISSN 2318-0498.

O artigo enfoca o conceito de intersubjetividade e sua importância atual para a orientação das ações comunitárias e consequente construção de novas práticas sociais. Apresentam-se autores que têm uma referência epistemológica no enfoque das interrelações, privilegiando o campo da interação como o lócus no qual ocorrem os encontros, os desencontros, os problemas e as soluções das questões humanas. Indicam-se os conceitos de Jacob Levy Moreno, criador do Psicodrama, para sustentação da ênfase de que não há possibilidade de um homem sozinho, sempre haverá o homem e o outro, um papel e o seu contra papel. Ainda, a afetividade é um dos núcleos geradores dos vínculos e do desenvolvimento dos grupos, e de acordo com Moreno, a maior expressão da afetividade é a liberação da espontaneidade-criatividade.

Palabras clave : Intersubjetividade; Relações interpessoais; Ação social; Psicodrama.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License