SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3Cuidado vigilante: conversas construtivas e responsabilidade relacional em contextos de violênciasUm relato sobre grupos de teatro comunitário durante a pandemia do coronavírus índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

COSTA, Liana Fortunato  e  CONCEICAO, Maria Inês Gandolfo. Conhecimento, intersubjetividade e práticas sociais. Rev. bras. psicodrama [online]. 2020, vol.28, n.3, pp. 224-233. ISSN 2318-0498.

O artigo enfoca o conceito de intersubjetividade e sua importância atual para a orientação das ações comunitárias e consequente construção de novas práticas sociais. Apresentam-se autores que têm uma referência epistemológica no enfoque das interrelações, privilegiando o campo da interação como o lócus no qual ocorrem os encontros, os desencontros, os problemas e as soluções das questões humanas. Indicam-se os conceitos de Jacob Levy Moreno, criador do Psicodrama, para sustentação da ênfase de que não há possibilidade de um homem sozinho, sempre haverá o homem e o outro, um papel e o seu contra papel. Ainda, a afetividade é um dos núcleos geradores dos vínculos e do desenvolvimento dos grupos, e de acordo com Moreno, a maior expressão da afetividade é a liberação da espontaneidade-criatividade.

Palavras-chave : Intersubjetividade; Relações interpessoais; Ação social; Psicodrama.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License