SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue1Psychodrama interventions: a systematic reviewSociodrama and role-play: theories and interventions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicodrama

On-line version ISSN 2318-0498

Abstract

MOREIRA, Denise Lima  and  COSTA, Liana Fortunato. Intervenção psicossocial na violência sexual contra crianças: reflexividade e recurso psicodramático. Rev. bras. psicodrama [online]. 2021, vol.29, n.1, pp. 16-25. ISSN 2318-0498.

O objetivo do estudo é discutir a reflexividade de crianças do sexo feminino vítimas de violência sexual durante uma intervenção psicossocial de orientação psicodramática, buscando apreender a perspectiva dos significados presentes nos diálogos e brincadeiras. As participantes da pesquisa foram 13 meninas vítimas de violência sexual perpetrada por adolescente parente próximo. Utilizou-se o registro de duas sessões grupais com foco na interpretação da reflexividade sobre o tema da proteção. Os resultados descrevem as sessões segundo organização de aquecimento, dramatização e compartilhamento. A discussão foca os ganhos que a brincadeira e o jogo dramático trazem para a reflexividade, sobre tema tão árduo como o da violência sexual. A criação de ambiente lúdico favorece o diálogo entre vítimas e adolescentes ofensores.  

Keywords : Abuso sexual; Vítimas; Elaboração; Psicoterapia.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License