SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Intervenção psicossocial na violência sexual contra crianças: reflexividade e recurso psicodramáticoPsicodrama, bulimia nervosa na adolescência e afetividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

RAMALHO, Cybele Maria Rabelo. Sociodrama e role-play: teorias e intervenções. Rev. bras. psicodrama [online]. 2021, vol.29, n.1, pp. 26-35. ISSN 2318-0498.

Este artigo apresenta o método sociodramático desenvolvido por Jacob Levy Moreno (origem, definições, desdobramentos, características, modalidades, objetivos), diferenciando-o do psicodrama, bem como apresenta o role-play, na prática sociopsicodramática, especialmente para fins socioeducativos. Ilustra a aplicação dessas modalidades com breves relatos da experiência da autora com grupos em atos e processos sociodramáticos. Relata-se uma experiência institucional com idosos aposentados, realizada durante seis meses, utilizando como iniciadores, contos para adultos que trazem temas arquetípicos comuns a essa faixa etária; outra experiência com várias oficinas temáticas, voltadas para o desenvolvimento de papéis femininos, utilizando a técnica do museu vivo; por fim, uma experiência de supervisão com alunos de graduação, realizada durante dois períodos universitários.

Palavras-chave : Sociodrama; Role-Play; Supervisão; Sociopsicodramática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License