SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Sociodrama y juego de roles: bases teóricas e intervencionesEscuela y manejo del comportamiento violento: las aportaciones del sociodrama temático índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Psicodrama

versión On-line ISSN 2318-0498

Resumen

GUIMARAES, Juliana Soares  y  NERY, Maria da Penha. Psicodrama, bulimia nervosa na adolescência e afetividade. Rev. bras. psicodrama [online]. 2021, vol.29, n.1, pp. 36-46. ISSN 2318-0498.

A adolescência é um período marcado por diversas mudanças biopsicossociais, como, por exemplo, a corporal. Quando essa mudança não corresponde ao padrão de beleza estabelecido socialmente, o adolescente precisa lidar com frustrações e preconceitos, o que pode levá-lo ao adoecimento. A presente pesquisa é um estudo de caso de uma adolescente que sofria de Bulimia Nervosa. Neste artigo apresentaremos os resultados da psicoterapia psicodramática, principalmente do trabalho terapêutico da criança interna ferida e de lógicas afetivas de conduta que favoreceram a melhoria de seu transtorno alimentar. Também analisaremos como o corpo carrega as cenas socioculturais, na busca de afetos nas relações. Ao reviver essas cenas, na realidade suplementar, a paciente pode ressignificar experiências de sofrimentos que liberaram a espontaneidade-criatividade e desenvolveram modalidades vinculares menos sofridas.

Palabras clave : Bulimia Nervosa; Adolescência; Psicodrama; Afetividade; Transtornos alimentares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License