SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue34Association between the level of resilience and clinical status of patients chronic kidney disease author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Barbaroi

Print version ISSN 0104-6578

Abstract

MEDEIROS, Mário  and  SANTOS, Fabio Alves dos. O conceito de Esquema Conceptual Referencial Operativo - ECRO e o processo de ressocialização de apenados: um estudo etnográfico-hermenêutico. Barbaroi [online]. 2011, n.34, pp. 4-22. ISSN 0104-6578.

O aumento da violência vem contribuindo para a superlotação dos estabelecimentos prisionais. O fenômeno tem se caracterizado, sobretudo, pelo aumento da periculosidade dos encarcerados e a consequente complexificação das ações preventivas e de reabilitação do comportamento criminoso. O presente artigo é resultado de um esforço para elaborar um esquema conceptual referencial operativo - ECRO, de um grupo constituído por 25 apenados de um Centro de Ressocialização. Realizado através de uma abordagem qualitativa e sob a forma de pesquisa-ação, o trabalho foi desenvolvido a partir da ideia de grupo operativo de Pichón-Riviere (1977), da noção de aprendizagem significativa de Ausubel (1980) e da concepção de comportamento desviante de Winnicott (1999), entre outros.

Keywords : Ressocialização; ECRO; Aprendizagem; Mudanças de significados.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License