SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34Associação entre o nível de resiliência e o estado clínico de pacientes renais crônicos em hemodiálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Barbaroi

versão impressa ISSN 0104-6578

Resumo

MEDEIROS, Mário  e  SANTOS, Fabio Alves dos. O conceito de Esquema Conceptual Referencial Operativo - ECRO e o processo de ressocialização de apenados: um estudo etnográfico-hermenêutico. Barbaroi [online]. 2011, n.34, pp. 4-22. ISSN 0104-6578.

O aumento da violência vem contribuindo para a superlotação dos estabelecimentos prisionais. O fenômeno tem se caracterizado, sobretudo, pelo aumento da periculosidade dos encarcerados e a consequente complexificação das ações preventivas e de reabilitação do comportamento criminoso. O presente artigo é resultado de um esforço para elaborar um esquema conceptual referencial operativo - ECRO, de um grupo constituído por 25 apenados de um Centro de Ressocialização. Realizado através de uma abordagem qualitativa e sob a forma de pesquisa-ação, o trabalho foi desenvolvido a partir da ideia de grupo operativo de Pichón-Riviere (1977), da noção de aprendizagem significativa de Ausubel (1980) e da concepção de comportamento desviante de Winnicott (1999), entre outros.

Palavras-chave : Ressocialização; ECRO; Aprendizagem; Mudanças de significados.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License