SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34O conceito de Esquema Conceptual Referencial Operativo - ECRO e o processo de ressocialização de apenados: um estudo etnográfico-hermenêuticoComo os professores percebem a violência intrafamiliar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Barbaroi

versão impressa ISSN 0104-6578

Resumo

SLOMKA, Luciane. Associação entre o nível de resiliência e o estado clínico de pacientes renais crônicos em hemodiálise. Barbaroi [online]. 2011, n.34, pp. 23-37. ISSN 0104-6578.

O objetivo deste estudo foi avaliar a associação entre a resiliência e o estado clínico de pacientes renais crônicos em hemodiálise. Foi um estudo transversal, quantitativo, que analisou a distribuição dos níveis de resiliência e os relacionou com o estado clínico dos pacientes. Foram 60 pacientes de ambos os sexos, adultos, em hemodiálise há pelo menos três meses. O principal instrumento aplicado foi a escala de resiliência de Wagnild e Young(1993). O estado clínico foi mensurado através do Índice de Kt/V, taxa de hemoglobina e o indice de massa corporal. Percebeu-se uma leve tendência dos pacientes com escore de resiliência mais elevados a apresentarem índice de Kt/V mais próximo do ideal, indicando associação não significativa. O mesmo ocorreu em relação ao nível de resiliência e a taxa de hemoglobina. A associação entre a resiliência e o índice de massa corporal apresentou uma tendência maior em comparação às outras associações. Então, pacientes com o índice de massa corporal dentro do nível tomado como saudável apresentaram nível mais elevado de resiliência. Não houve associação significativa entre resiliência e o estado clínico dos pacientes avaliados, apesar dos resultados apontarem uma discreta tendência para isso.

Palavras-chave : Resiliência; Estado clínico; Pacientes renais crônicos; Hemodiálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License