SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue34Association between the level of resilience and clinical status of patients chronic kidney diseaseSociodemographic and psychosocial aspects brazilian families living in small towns and capital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Barbaroi

Print version ISSN 0104-6578

Abstract

MACHADO, Tássia Brenner  and  BOTTOLI, Cristiane. Como os professores percebem a violência intrafamiliar. Barbaroi [online]. 2011, n.34, pp. 38-59. ISSN 0104-6578.

Esta pesquisa, de cunho qualitativo, objetivou compreender a forma como os professores dos anos iniciais percebem a repercussão da violência intrafamiliar no desenvolvimento dos seus alunos. Foram entrevistadas três professoras que já fazem parte de um projeto de capacitação para lidar com a temática da violência intrafamiliar na escola e outras três que não participam. Todas elas, com mais de dois anos de experiência com anos iniciais, residentes em Santa Maria -RS. A coleta de dados deu-se através de uma entrevista semi-estruturada. Após utilizou-se, como procedimento, a análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que as entrevistadas compreendem bem o conceito de violência e violência intrafamiliar, diferenciando-os. Quatro professoras relataram perceber a violência intrafamiliar na escola e duas não. Sobre o enfrentamento dessa situação, todas as entrevistadas responderam que sondariam a situação, comunicariam a escola e entrariam em contato com os conselhos tutelares. Quanto às influências no desenvolvimento infantil da criança, com relação aos pares, foi bastante enfatizada. Em relação à figura do professor, somente três entrevistadas trouxeram dados referentes a isso e, ainda, no tocante a participação ou não de projetos de capacitação, não houve diferenças significativas.

Keywords : Violência intrafamiliar; Professores; Desenvolvimento infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License