SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34Associação entre o nível de resiliência e o estado clínico de pacientes renais crônicos em hemodiáliseCaracterísticas sociodemográficas e aspectos psicossociais de famílias brasileiras residentes em capitais e cidades pequenas do interior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Barbaroi

versão impressa ISSN 0104-6578

Resumo

MACHADO, Tássia Brenner  e  BOTTOLI, Cristiane. Como os professores percebem a violência intrafamiliar. Barbaroi [online]. 2011, n.34, pp. 38-59. ISSN 0104-6578.

Esta pesquisa, de cunho qualitativo, objetivou compreender a forma como os professores dos anos iniciais percebem a repercussão da violência intrafamiliar no desenvolvimento dos seus alunos. Foram entrevistadas três professoras que já fazem parte de um projeto de capacitação para lidar com a temática da violência intrafamiliar na escola e outras três que não participam. Todas elas, com mais de dois anos de experiência com anos iniciais, residentes em Santa Maria -RS. A coleta de dados deu-se através de uma entrevista semi-estruturada. Após utilizou-se, como procedimento, a análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que as entrevistadas compreendem bem o conceito de violência e violência intrafamiliar, diferenciando-os. Quatro professoras relataram perceber a violência intrafamiliar na escola e duas não. Sobre o enfrentamento dessa situação, todas as entrevistadas responderam que sondariam a situação, comunicariam a escola e entrariam em contato com os conselhos tutelares. Quanto às influências no desenvolvimento infantil da criança, com relação aos pares, foi bastante enfatizada. Em relação à figura do professor, somente três entrevistadas trouxeram dados referentes a isso e, ainda, no tocante a participação ou não de projetos de capacitação, não houve diferenças significativas.

Palavras-chave : Violência intrafamiliar; Professores; Desenvolvimento infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License