SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue34As the teachers notice the violência intrafamilyLand, family, and work among pomeranian descendants in Espírito Santo State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Barbaroi

Print version ISSN 0104-6578

Abstract

VIEIRA, Mauro Luís; LACERDA, André Luis Ribeiro; VIEIRA, Manoela Clausen  and  SEIDL-DE-MOURA, Maria Lucia. Características sociodemográficas e aspectos psicossociais de famílias brasileiras residentes em capitais e cidades pequenas do interior. Barbaroi [online]. 2011, n.34, pp. 60-79. ISSN 0104-6578.

O contexto onde a família está inserida tem forte repercussão na sua forma e organização. Nesse sentido, a presente pesquisa (exploratória e comparativa) tem como objetivo investigar características sociodemográficas e aspectos psicossociais de famílias brasileiras residentes em capitais e no interior por meio do relato de mães. Participaram 606 mães de seis estados brasileiros, residentes em doze localidades, metade delas capitais e a outra metade cidades do interior com até 23.000 habitantes. Elas responderam a um questionário com questões fechadas e escalares em entrevistas individuais. Por meio de análises estatísticas realizadas constatou-se que as mães residentes nas capitais, em comparação com mães do interior, têm significativamente: mais idade, maior grau escolaridade e uma ampla maioria têm trabalho remunerado. Por outro lado, não foram identificadas grandes diferenças nos aspectos psicossociais das famílias residentes nas capitais em comparação com o interior. Portanto, conclui-se que o contexto em que a família vive tem influência no seu modo de vida e que esse pode estar relacionado, principalmente com as diferenças sociodemográficas.

Keywords : Configuração familiar; Cultura; Desenvolvimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License