SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34Como os professores percebem a violência intrafamiliarTerra, família e trabalho entre descendentes de pomeranos no Espírito Santo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Barbaroi

versão impressa ISSN 0104-6578

Resumo

VIEIRA, Mauro Luís; LACERDA, André Luis Ribeiro; VIEIRA, Manoela Clausen  e  SEIDL-DE-MOURA, Maria Lucia. Características sociodemográficas e aspectos psicossociais de famílias brasileiras residentes em capitais e cidades pequenas do interior. Barbaroi [online]. 2011, n.34, pp. 60-79. ISSN 0104-6578.

O contexto onde a família está inserida tem forte repercussão na sua forma e organização. Nesse sentido, a presente pesquisa (exploratória e comparativa) tem como objetivo investigar características sociodemográficas e aspectos psicossociais de famílias brasileiras residentes em capitais e no interior por meio do relato de mães. Participaram 606 mães de seis estados brasileiros, residentes em doze localidades, metade delas capitais e a outra metade cidades do interior com até 23.000 habitantes. Elas responderam a um questionário com questões fechadas e escalares em entrevistas individuais. Por meio de análises estatísticas realizadas constatou-se que as mães residentes nas capitais, em comparação com mães do interior, têm significativamente: mais idade, maior grau escolaridade e uma ampla maioria têm trabalho remunerado. Por outro lado, não foram identificadas grandes diferenças nos aspectos psicossociais das famílias residentes nas capitais em comparação com o interior. Portanto, conclui-se que o contexto em que a família vive tem influência no seu modo de vida e que esse pode estar relacionado, principalmente com as diferenças sociodemográficas.

Palavras-chave : Configuração familiar; Cultura; Desenvolvimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License