SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue34Sociodemographic and psychosocial aspects brazilian families living in small towns and capitalThe bearer of Multiple Sclerosis and methods of facing forward to disease author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Barbaroi

Print version ISSN 0104-6578

Abstract

FEHLBERG, Jamily  and  MENANDRO, Paulo Rogério Meira. Terra, família e trabalho entre descendentes de pomeranos no Espírito Santo. Barbaroi [online]. 2011, n.34, pp. 80-100. ISSN 0104-6578.

Trata-se de investigação realizada com descendentes de pomeranos que vivem em Santa Maria do Jetibá, um município serrano da região central do Estado do Espírito Santo, no Brasil. Buscou-se identificar e discutir de que forma se inter-relacionam práticas e costumes adotados na rotina diária, características da constituição das famílias, e forma de lidar com a herança da terra em relação aos descendentes. Foram entrevistados individualmente oito homens e oito mulheres, com idades variando de 18 a 81 anos, e que constituem oito casais. Quatro desses casais se formaram há mais de 50 anos, em meados do século XX e os outros quatro se casaram no início do século XXI. Os resultados revelaram algumas ocorrências muito similares a despeito do grande intervalo de tempo, compreendido entre o momento dos casamentos dos integrantes dos dois conjuntos de participantes, mas mostraram também maior flexibilidade de papéis dentro das famílias, assim como nas normas de organização da ocupação da terra herdada pelos filhos, tendo sido incluídas aí também as filhas.

Keywords : Pomeranos; Família; Trabalho; Casamento; Herança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License