SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34A família e o cuidado em saúde mentalBlanchot ferido com fogo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Barbaroi

versão impressa ISSN 0104-6578

Resumo

ZORZAN, Fernanda Saldanha  e  CHAGAS, Arnaldo Toni Sousa das. Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?: Uma reflexão sobre o valor do corpo na atualidade e a construção da subjetividade feminina. Barbaroi [online]. 2011, n.34, pp. 161-187. ISSN 0104-6578.

Este artigo tem por objetivo refletir sobre a construção da subjetividade feminina e os sentidos produzidos a partir do valor que o corpo assume na atualidade, tendo como aporte teórico a psicanálise. Para tanto, discute-se a influência da mídia, especialmente da publicidade, na concepção dos valores do corpo feminino na contemporaneidade, bem como o valor que lhe é conferido na sociedade atual pautada pelo consumismo e a "moral do espetáculo". Após a reflexão dos elementos tratados conclui-se que o modo de a mulher relacionar-se com seu corpo corresponde ao desejo de obter o olhar do outro. Assim, será na busca desse olhar que o sujeito feminino constrói sua subjetividade.

Palavras-chave : Corpo feminino; Valores contemporâneos; Subjetividade; Mídia; Sociedade de consumo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License