SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34Blanchot ferido com fogoO princípio de igual consideração de interesses semelhantes na ética prática de peter singer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Barbaroi

versão impressa ISSN 0104-6578

Resumo

DAVOGLIO, Tarcia Rita. Entre urtigas e diagnósticos de transtornos mentais: ensaio sobre esquivas e enfrentamentos. Barbaroi [online]. 2011, n.34, pp. 198-205. ISSN 0104-6578.

O presente artigo, na forma de um ensaio temático, suscita a problematização do estabelecimento de diagnósticos em saúde mental. A partir das práticas vigentes, trata-se de refletir acerca da relevância e implicações de construir hipóteses diagnósticas de transtornos mentais, especialmente quando dirigidas à infância e adolescência. Longe de serem uma intervenção consolidada, esses diagnósticos, por suas peculiaridades, permanecem ainda pouco explorados e praticados, sob diversas alegações. A questão que atravessa o texto é o quanto o ato de diagnosticar transtornos mentais incipientes e precoces, de modo adequado e oportuno, constitui-se tema para o debate científico, mais do que para esquivas e ataques.

Palavras-chave : Transtornos mentais; Infância; Adolescência; Diagnósticos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License