SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35Inovações tecnológicas e organizacionais: práticas e representações de trabalhadores na indústria calçadista do Vale dos Sinos (RS)Delegacia e defensoria pública no combate à homofobia em Belém do Pará índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Barbaroi

versão impressa ISSN 0104-6578

Resumo

RAMPELOTTO, Carla Marcieli  e  ABAID, Josiane Lieberknecht Wathier. Estratégias de coping utilizadas por pilotos de caça. Barbaroi [online]. 2011, n.35, pp. 30-42. ISSN 0104-6578.

Frente a um evento estressante que ultrapassa a capacidade de gerenciamento de uma pessoa, utilizam-se as estratégias de coping. O presente estudo identificou eventos estressantes relacionados ao trabalho, bem como as estratégias de coping mais utilizadaspor pilotos de caça de um esquadrão militar do RS. Participaram 13 pilotos de caça, que responderam a um questionário com dados sociodemográficos e ao Inventário de Estratégias de Coping. Os eventos estressores dos participantes relacionaram-se ao voo e ou a questões administrativas. As estratégias de coping mais utilizadas diante destas situações foram Suporte Social, Reavaliação Positiva e Resolução de Problemas. As fontes de apoio referidas para o enfrentamento foram: a família, a esposa, os colegas de trabalho, os chefes e os amigos. A identificação das estratégias permitiu explorar algumas ações tomadas por estes militares diante de situações estressantes, o que poderá auxiliar no planejamento das atividades do esquadrão do ponto de vista psicológico e administrativo.

Palavras-chave : Estratégias de Coping; Estresse; Militares; Pilotos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License