SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue35Delegacy and public defender's office in the combat of homophobia in Belem of ParaJuvenile systemic lupus erythematosus: diagnosis of chronic illness and family dynamics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Barbaroi

Print version ISSN 0104-6578

Abstract

SILVA, Alyne Alvarez; LEMOS, Flávia Cristina Silveira  and  MELLO, Ricardo Pimentel. Percursos de um jovem pela rede jurídica: uma análise crítica. Barbaroi [online]. 2011, n.35, pp. 58-74. ISSN 0104-6578.

O objetivo deste texto é instigar reflexões críticas acerca de práticas jurídico-legais e de disciplinarização direcionadas aos jovens "autores de ato infracional" no interior de um dispositivo jurídico. Tal problematização se dá a partir de elementos da análise de um processo judicial referente a um jovem que, na ocasião, ainda se encontrava em cumprimento de medida sócio-educativa de internação. A proposição metodológica escolhida se alinha às pistas das pesquisas históricas que nos foram legadas por Michel Foucault dos modos de subjetivação a partir de um deslocamento pragmático, que consiste na investigação das práticas enquanto engendramento de uma "subjetividade", sempre efeito de relações de força.

Keywords : Jovens; Medidas Socioeducativas de Internamento; Mecanismos de Segurança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License