SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35Percursos de um jovem pela rede jurídica: uma análise críticaAventuras de Alice no país da clínica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Barbaroi

versão impressa ISSN 0104-6578

Resumo

BERNARDES, Vanessa Peter; OLIVEIRA, Lecila Duarte Barbosa  e  MARCON, Claudete. Lupus eritematoso sistêmico juvenil: diagnóstico de doença crônica e dinâmica familiar. Barbaroi [online]. 2011, n.35, pp. 75-90. ISSN 0104-6578.

Este artigo traz o relato de uma intervenção psicológica na Enfermaria Pediátrica de um hospital-escola, referente à recém comunicação de diagnóstico e início de tratamento de uma doença crônica denominada Lúpus Eritematoso Sistêmico Juvenil. Esta doença tem caráter autoimune e sua etiologia, evolução e consequências ainda são pouco esclarecidas. Este artigo busca descrever a relação entre a compreensão da doença e a dinâmica familiar, bem como contribuir com informações sobre a doença, enriquecendo as práticas dos profissionais da saúde relacionadas às doenças crônicas. Foram atendidos um menino de oito anos e sua família. O apoio psicológico foi, inicialmente, no sentido de amenizar o impacto do diagnóstico, esclarecer as dúvidas quanto à nova rotina e aos cuidados necessários. Após esse momento, visou-se auxiliar a família na reorganização e reestruturação de sua dinâmica, especialmente nas relações marital e parental. Discute-se a pertinência da intervenção psicológica em situação de doença crônica e também a importância do acompanhamento multiprofissional do doente crônico e sua família.

Palavras-chave : Lúpus Eritematoso Sistêmico Juvenil; Diagnóstico; Doenças crônicas; Relações familiares; Hospitais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License