SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35Lupus eritematoso sistêmico juvenil: diagnóstico de doença crônica e dinâmica familiarA linguagem do espaço físico na educação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Barbaroi

versão impressa ISSN 0104-6578

Resumo

SILVEIRA, Marília  e  CASTRO, Rosana Cecchini de. Aventuras de Alice no país da clínica. Barbaroi [online]. 2011, n.35, pp. 91-108. ISSN 0104-6578.

Este artigo é um relato de experiência de uma estudante de psicologia em seus encontros com seu primeiro paciente. Deste percurso emerge a construção feita por esta estagiária, que, a partir da escuta clínica e do enlace com as histórias de Alice no País das Maravilhas e Alice através do Espelho, narra paralelamente seu crescimento enquanto terapeuta e o de seu paciente que passa da infância à adolescência durante o tempo de atendimento. Nesta aventura a estudante faz suas primeiras construções teóricas ancoradas na Psicanálise e sustentadas com sua supervisora e seu grupo de supervisão. Uma curiosa aventura narrada ao sabor dos ventos literários de Lewis Carroll.

Palavras-chave : Estágio em Psicologia; Alice; Infância; Adolescência; Primeiro Paciente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License