SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35Aventuras de Alice no país da clínicaObservações clínicas sobre o valor das reminiscências no processo de envelhecimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Barbaroi

versão impressa ISSN 0104-6578

Resumo

KUHNEN, Ariane; RAYMUNDO, Luana dos Santos; GUIMARAES, Ana Maria Fernandes  e  SANTOS, Gláucia Felicidade dos. A linguagem do espaço físico na educação infantil. Barbaroi [online]. 2011, n.35, pp. 109-127. ISSN 0104-6578.

Este artigo relata um estágio em Psicologia Escolar, com duração de dois semestres letivos, que teve como objetivo analisar, na perspectiva do modelo bioecológico de Bronfenbrenner, a influência do ambiente para o desenvolvimento infantil dentro do contexto educacional. O estágio foi realizado numa turma de crianças com menos de três anos de idade em uma instituição de Educação Infantil. Foram realizadas entrevistas informais com professora, coordenação e observações na turma utilizando a técnica de Mapeamento Comportamental, que possibilita estabelecer as relações entre as crianças, o ambiente ocupado e os comportamentos investigados. No primeiro semestre, a partir das informações obtidas, identificou-se a necessidade de propor uma intervenção preventiva que propiciasse a socialização menos conflituosa entre as crianças. As mudanças sugeridas no ambiente físico e social foram realizadas no segundo semestre, o que resultou na diminuição dos conflitos e aumento da mediação da professora nas atividades realizadas.

Palavras-chave : Educação infantil; Métodos de observação; Psicologia ambiental; Psicologia do desenvolvimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License