SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36A organização midiática de um ethos de periferia a partir de narrativas televisivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Barbaroi

versão impressa ISSN 0104-6578

Resumo

SOUZA, Luciana Karine de  e  SEDIYAMA, Cristina Yumi Nogueira. Amizades internacionais: panorama da literatura empírica e um estudo descritivo. Barbaroi [online]. 2012, n.36, pp. 6-28. ISSN 0104-6578.

A amizade está entre os relacionamentos interpessoais mais importantes para o desenvolvimento humano. No entanto, estudos que abordem a percepção de brasileiros em relação à amizade e realizem comparações com participantes de outras culturas ainda são escassos. Nesse sentido, este trabalho tem dois objetivos: 1) apresentar um panorama de estudos empíricos sobre a percepção das amizades em diferentes países, e 2) apresentar um estudo descritivo sobre a percepção da amizade em adultos de nacionalidade estrangeira residentes no Brasil e compará-las com brasileiros. Participaram da coleta de dados 14 estudantes brasileiros e 14 estudantes de diferentes nacionalidades, todos regularmente matriculados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As variáveis analisadas foram presença, sexo, origem, duração, reciprocidade e proximidade geográfica da melhor amizade. Os principais resultados indicam a prevalência de amizades do mesmo sexo em todos os participantes. Também observou-se uma média maior de amizades residentes na mesma cidade para os participantes brasileiros. Discute-se a presença de laços fortes por parte dos participantes estrangeiros com suas amizades no país de origem.

Palavras-chave : Amizade; Relacionamento; Desenvolvimento; Estudos interculturais; Development.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )