SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36Amizades internacionais: panorama da literatura empírica e um estudo descritivoInsensatos afetos: homossexualidade e homofobia na telenovela brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Barbaroi

versão impressa ISSN 0104-6578

Resumo

PAIM, Denise Regina da Cruz; CE, João Pedro; SCARPARO, Helena Beatriz Kochenborger  e  PIZZINATO, Adolfo. A organização midiática de um ethos de periferia a partir de narrativas televisivas. Barbaroi [online]. 2012, n.36, pp. 29-49. ISSN 0104-6578.

Este artigo analisa as narrativas sobre a periferia do Programa Central da Periferia - Minha Periferia exibido pela Rede Globo em 2006. Ao apresentar alguns recortes sobre a construção midiática da periferia, busca-se problematizar a organização de um ethos a partir das narrativas exibidas nessa atração. Para tal empreitada, utilizam-se teorizações sobre o discurso - especialmente o midiático. Utilizam-se especialmente os pressupostos da dialogia de Bakhtin e os aspectos que envolvem a cena de enunciação de Maingueneau. Os discursos em seus contextos revelam diferentes modos de concepção de periferia explicitados através de ícones e tonalidades onde gradativamente os conceitos de periferia e comunidade se implicam, organizando uma lógica de diferenciação em relação aos parâmetros culturais majoritários em nossa sociedade.

Palavras-chave : Discurso; Mídia; Periferia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )