SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36A organização midiática de um ethos de periferia a partir de narrativas televisivasLos 'cabezas' de la cámara de diputados de Brasil: una carrera política homogénea y elitista (1995-2002) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Barbaroi

versão impressa ISSN 0104-6578

Resumo

SCORSOLINI-COMIN, Fabio  e  SANTOS, Manoel Antônio dos. Insensatos afetos: homossexualidade e homofobia na telenovela brasileira. Barbaroi [online]. 2012, n.36, pp. 50-66. ISSN 0104-6578.

Este estudo investiga o modo como a temática homossexual tem sido retratada na telenovela brasileira Insensato Coração, veiculada em 2011. Por meio de um núcleo constituído por personagens gays, os autores da trama descrevem a diversidade das questões homoafetivas, desde o processo de reconhecimento da homossexualidade pelo sujeito, a "saída do armário", passando pelo preconceito, pela homofobia e busca do reconhecimento dos direitos civis. Fato inédito na teledramaturgia brasileira, os personagens com orientação divergente da heteronormatividade não apenas são destaques na arquitetura da trama, como os seus dramas acabam sendo expressos de modo a explicitar uma visibilidade anteriormente negligenciada ou interdita. Para além desse movimento diferenciado de inclusão da temática homoafetiva na telenovela, destacam-se os efeitos formadores de opinião pública da televisão, como mecanismo de comunicação de massa. Embora alguns personagens ainda retratem movimentos que em nada contribuam efetivamente para a mudança de posicionamentos, favorecendo visões unívocas dos homossexuais como pessoas libertinas e em risco psicossocial, identificamos outros movimentos, que trazem para o domínio familiar dramas anteriormente escamoteados pela teledramaturgia.

Palavras-chave : Telenovela; Homossexualidade; Preconceito; Homoafetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )