SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue36The 'heads' of the chamber of deputies of Brazil: political career homogeneous and elitist (1995-2002)Micropolitics of activity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Barbaroi

Print version ISSN 0104-6578

Abstract

VIEIRA, Emanuel Meireles  and  XIMENES, Verônica Morais. Atividade comunitária e conscientização: uma investigação a partir da participação social. Barbaroi [online]. 2012, n.36, pp. 91-112. ISSN 0104-6578.

Este trabalho parte da constatação de que há correlação entre modo de participar de atividades comunitárias e conscientização. Seu objetivo é discutir como a forma de participar de atividades comunitárias influencia na conscientização, a partir de uma perspectiva histórico-cultural da mente. Utiliza-se abordagem qualitativa, com enfoque etnográfico, entrevistando-se uma pessoa, com entrevista semi-estruturada, cujo foco era história de vida. Registrou-se a entrevista e fez-se diário de campo. Analisou-se o modo de participar do sujeito e uma análise temática de sua entrevista. Como resultado, verificou-se que participação mais ativa e cooperativa propicia condições para o sujeito fortalecer interações com a realidade, pela apropriação e significação desse tipo de relacionamento.

Keywords : Participação; Atividade Comunitária; Conscientização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )