SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36Micropolítica da atividadeSobre a concepção de sujeito em Freud e Lacan índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Barbaroi

versão impressa ISSN 0104-6578

Resumo

LEMOS, Flávia Cristina Silveira. História do espaço e governamentalidade em Michel Foucault. Barbaroi [online]. 2012, n.36, pp. 138-148. ISSN 0104-6578.

Este artigo tem o objetivo de analisar como Foucault utilizava documentos históricos a respeito da geografia política nos entremeios do biopoder, que se constituiu como uma composição entre disciplina e biopolítica. O controle dos corpos, a produção de subjetividades e as relações de poder-saber, na sociedade contemporânea, em uma perspectiva histórica ganharam ênfase nos estudos a respeito da governamentalidade para o autor supracitado. Busca-se, assim, assinalar como Foucault analisava os documentos tais como as plantas arquitetônicas. Finaliza-se o texto com a afirmação que a arquitetura das instituições, a gestão da sociedade e a disciplina dos corpos visavam a uma sujeição em nome da segurança concomitantemente à tentativa de expandir a vida de maneira a torná-la útil e saudável.

Palavras-chave : Biopoder; Geopolítica; Michel Foucault.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )