SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36Sobre a concepção de sujeito em Freud e LacanPotências no campo da saúde: o cuidado como experiência ética, política e estética índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Barbaroi

versão impressa ISSN 0104-6578

Resumo

LAUXEN, Roberto Roque. O ensino de filosofia na perspectiva hegeliana: the negativity of pedagogical practice as matrix hermeneutics. Barbaroi [online]. 2012, n.36, pp. 160-174. ISSN 0104-6578.

Este trabalho procura compreender a relação de Hegel com o ensino em geral e o ensino de filosofia em particular. Para contextualizar a problemática educativa de Hegel investigamos o lugar da pedagogia em sua filosofia sistemática. Destacamos o significado e a organização do ensino de filosofia retomando algumas incongruências da prática de ensino e da atividade docente de Hegel. Em relação a elas procuramos sondar alguns abismos que a razão especulativa não consegue dar conta, apontando uma alternativa hermenêutica frente ao saber sistemático como fundamento filosófico para pensarmos o ensino em geral e o ensino de filosofia em particular.

Palavras-chave : Ensino; Filosofia; Hegel; Hermenêutica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )