SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36O ensino de filosofia na perspectiva hegeliana: the negativity of pedagogical practice as matrix hermeneuticsIndicadores de saúde na visão dos gestores dos municípios no âmbito da 13º coordenadoria regional de saúde - RS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Barbaroi

versão impressa ISSN 0104-6578

Resumo

BERNARDES, Anita Guazelli. Potências no campo da saúde: o cuidado como experiência ética, política e estética. Barbaroi [online]. 2012, n.36, pp. 175-190. ISSN 0104-6578.

Este artigo coloca em análise o cuidado como forma de trabalho na saúde. Essa reflexão considera os contornos que o campo da saúde assume na articulação com práticas de cuidado. Para esse exercício cartográfico, traçam-se três linhas de discussão: as práticas de cuidado de si na experiência greco-romana; as biopolíticas na Modernidade; e os enfrentamentos contemporâneos das práticas de cuidado no Brasil a partir da Reforma Sanitária. As ferramentas de análise apoiam-se nas considerações foucaultianas sobre política, jogos de verdade e tecnologias de si. Essas ferramentas auxiliam a circunscrever considerações sobre a necessidade de posicionar o cuidado no campo da ética, como experiência estética e política.

Palavras-chave : Cuidado; Biopolítica; Saúde; Ética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )