SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36Potências no campo da saúde: o cuidado como experiência ética, política e estética índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Barbaroi

versão impressa ISSN 0104-6578

Resumo

WEIGELT, Leni Dias; MANCIO, Juliana Garcia  e  PETRY, Elton Luis da Silva. Indicadores de saúde na visão dos gestores dos municípios no âmbito da 13º coordenadoria regional de saúde - RS. Barbaroi [online]. 2012, n.36, pp. 191-205. ISSN 0104-6578.

No desenvolvimento deste estudo elegeu-se como objetivos identificar como se desenvolve a avaliação das ações e quais os indicadores de saúde utilizados nas unidades Estratégia de Saúde da Família (ESFs) nos municípios de abrangência da 13º Coordenadoria Regional da Saúde - RS. Se configurando em um estudo qualitativo de caráter exploratório e descritivo. Na análise dos dados, a análise temática foi escolhida, por mais se adequar a esta investigação. Os resultados demonstram que cinco gestores avaliam suas ações em saúde e um não se utiliza da avaliação. A maioria destes se reúne periodicamente com suas equipes para análise dos dados do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) coletados. A carência de informação e capacitação dos gestores gera uma produção de dados, pouco utilizados no planejamento e avaliação das ações e dos serviços, e quando utilizados seguem os padrões preconizados pelo Ministério da Saúde.

Palavras-chave : Indicadores de saúde; Avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )