SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38Intervenções terapêuticas em pessoas com Síndrome de Asperger: revisão da literaturaA cartografia como método para as ciências humanas e sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Barbaroi

versão impressa ISSN 0104-6578

Resumo

ARALDI, Etiane; DIEHL, Rafael  e  MARASCHIN, Cleci. Ética e técnica na relação entre a psicologia e a pergunta sobre o conhecer. Barbaroi [online]. 2013, n.38, pp. 26-44. ISSN 0104-6578.

Neste artigo tomamos uma afirmação recorrente no campo da psicologia, a saber, a de que o trabalho do psicólogo é necessariamente ético e não técnico. Para compreender a emergência de tal assertiva buscamos percorrer algumas questões sobre o surgimento da psicologia em sua relação paradoxal com as perguntas sobre o conhecer e o conhecimento. A contribuição de uma perspectiva das redes é discutida no sentido de não localizar a ética e a técnica em pares dicotômicos, mas considerar a participação de não humanos na configuração dos conhecimentos e da ciência. Por fim, defende-se o diálogo com algumas abordagens sistêmicas da cognição como forma de recolocar o problema da técnica para a psicologia como disciplina moderna, apontando para uma abordagem da ética como ação encarnada em contraponto ao representacionismo do paradigma cognitivista.

Palavras-chave : Psicologia; Técnica; Ética.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )