SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38Algumas interrogações sobre o sistema de comunicação no Brasil: mídia e relações de poder, saber e subjetivaçãoMovimentos de reorientação da formação em saúde e as iniciativas ministeriais para as universidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Barbaroi

versão impressa ISSN 0104-6578

Resumo

FUHRMANN, Nadia. Luta por reconhecimento: reflexões sobre a teoria de Axel Honneth e as origens dos conflitos sociais. Barbaroi [online]. 2013, n.38, pp. 79-96. ISSN 0104-6578.

No Brasil, a obra de Axel Honneth, por ora, ainda é pouco divulgada. Em circulação nacional, existem alguns artigos em periódicos, raros capítulos em livros e apenas duas obras do autor traduzidas para o português. O objetivo precípuo é apresentar neste artigo uma síntese sobre a obra e trajetória de Honneth, considerado, atualmente, o representante da terceira geração da "Escola de Frankfurt". Em especial, é também objetivo deste artigo oferecer subsídios introdutórios para aqueles que tenham interesse em conhecer sua Teoria do Reconhecimento, bem como para refletir sobre a validade de tal abordagem na compreensão das conflitualidades urbanas atuais.

Palavras-chave : Axel Honneth; Teoria do Reconhecimento; Conflitos Sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )