SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38Luta por reconhecimento: reflexões sobre a teoria de Axel Honneth e as origens dos conflitos sociaisReflexões sobre avaliação de programas e projetos sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Barbaroi

versão impressa ISSN 0104-6578

Resumo

BATISTA, Cássia Beatriz. Movimentos de reorientação da formação em saúde e as iniciativas ministeriais para as universidades. Barbaroi [online]. 2013, n.38, pp. 97-125. ISSN 0104-6578.

O texto aborda o cenário de produção dos programas de formação em saúde dirigidos às universidades, retratando prescrições, tensões e rupturas ao buscar alguns caminhos percorridos para reorientar a formação de profissionais de saúde no Brasil. Retoma iniciativas e propostas nas universidades e nas Conferências Nacionais de Saúde (CNS), destacando a interação ensino-serviço, as Diretrizes Curriculares Nacionais e a própria concepção de Educação Permanente em Saúde (EPS). Na sequência, é abordada a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) que orienta para uma formação constante de trabalhadores e de futuros profissionais da saúde, através de estratégias e ações coordenadas pela Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (SGTES) criada no início do Governo Lula. O estudo dos movimentos para mudar as graduações de saúde apresenta ações semelhantes, conquistas e também descontinuidades nesse processo de constituição da política de formação em saúde como estratégia de consolidação do SUS. Iniciativas, ações e preocupações continuam presentes e envolvendo universidades, serviços de saúde, governo e sociedade na tentativa de adaptar, reorientar, reinventar ou colocar em movimento as estratégias de mudança na formação em saúde.

Palavras-chave : Formação em Recursos Humanos; Ensino superior; Educação profissional em saúde pública.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )