SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38Movimentos de reorientação da formação em saúde e as iniciativas ministeriais para as universidadesCrack na mídia impressa: um estudo sobre a produção de sentido no discurso jornalístico sobre o crack índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Barbaroi

versão impressa ISSN 0104-6578

Resumo

FINKLER, Lirene  e  DELL'AGLIO, Débora Dalbosco. Reflexões sobre avaliação de programas e projetos sociais. Barbaroi [online]. 2013, n.38, pp. 126-144. ISSN 0104-6578.

A área de avaliação de programas e projetos sociais relaciona-se a diferentes campos do conhecimento, cada qual contribuindo com conceitos, indicadores e uma amplitude de técnicas de aplicação. Este artigo apresenta um breve histórico da área de avaliação e discorre sobre a avaliação no contexto internacional e seu processo de institucionalização no campo social brasileiro, apontando a amplitude de conceitos que a caracterizam e discutindo algumas das contradições em sua implementação junto às políticas públicas. São apresentadas classificações organizativas quanto aos principais tipos de avaliação que se destacam na literatura, problematizando a questão dos diferentes usos da avaliação e discutindo a necessidade de que sejam propostas novas metodologias que proporcionem a participação dos usuários.

Palavras-chave : Avaliação; Programas Sociais; Políticas Públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )