SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38Reflexões sobre avaliação de programas e projetos sociaisPara além dos muros institucionais: problematizando os discursos dos egressos do sistema prisional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Barbaroi

versão impressa ISSN 0104-6578

Resumo

CHAGAS, Arnaldo Toni  e  SEEGER, Fabiano Dutra. Crack na mídia impressa: um estudo sobre a produção de sentido no discurso jornalístico sobre o crack. Barbaroi [online]. 2013, n.38, pp. 145-177. ISSN 0104-6578.

O presente trabalho visa investigar a produção discursiva sobre a problemática social da "droga crack" na imprensa escrita, através de uma análise dos editoriais da campanha "Crack nem Pensar", veiculada no Jornal Diário de Santa Maria, do Grupo RBS. Utilizou-se o referencial teórico-metodológico da Hermenêutica de Profundidade (HP), análise de discurso e semiótica como possibilidades para esta produção. O objetivo foi compreender e esclarecer os efeitos de sentidos produzidos sobre a droga crack por meio de material verbal jornalístico, construídos e veiculados em jornal, bem como aspectos ideológicos envolvidos. A realização deste estudo permitiu compreensões e esclarecimentos sobre a questão das drogas na sociedade atual, construindo uma visão mais ampla e complexa sobre esse fenômeno social. Na análise das estratégias discursivas destinadas à sociedade, no que se refere ao campo da prevenção, concluiu-se que o discurso veiculado nos editoriais analisados constitui-se com pretensões hegemônicas e consensuais, além de ser organizado de forma repressiva, autoritária e superficial, reduzindo e banalizando a complexidade do fenômeno estudado. E ainda ineficaz em seus propósitos, visto que, a aproximação e o consumo dos sujeitos com a droga crack aumentam substancialmente ao longo dos anos na sociedade brasileira.

Palavras-chave : Crack; Hermenêutica de profundidade; Análise de discurso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )