SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38Cracken los medios de comunicación impresos: un estudio sobre la producción de sentido en el discurso periodístico sobre el crackLa imposibilidad de amamantamiento en diferentes contextos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Barbaroi

versión impresa ISSN 0104-6578

Resumen

LAUERMANN, Jusiene Denise  y  GUAZINA, Félix Miguel Nascimento. Para além dos muros institucionais: problematizando os discursos dos egressos do sistema prisional. Barbaroi [online]. 2013, n.38, pp. 178-197. ISSN 0104-6578.

Este trabalho procurou compreender os discursos dos egressos do sistema prisional sobre a sua condição de ex-encarcerado, bem como a incidência dos processos institucionais na construção da subjetividade desses sujeitos. As vivências do sujeito na prisão e a experiência de saída interferem na construção da sua subjetividade e na maneira como interage socialmente. Como metodologia, adotou-se a abordagem qualitativa, tendo por ferramenta a entrevista semi-estruturada. As entrevistas foram realizadas com cinco egressos de um Presídio do Rio Grande do Sul e submetidas à análise de discurso. Obteve-se como resultados alguns pontos que se revelaram recorrentes: o processo de encarceramento, o estigma, a exclusão, a recuperação dos vínculos familiares, a falta de oportunidades e a reincidência. Frente a isso, as possibilidades da Psicologia, nesse contexto, seriam: atuar na construção de políticas públicas voltadas ao sistema prisional e ao apoio ao egresso e, problematizar as formas de subjetivar produzidas nesse espaço.

Palabras clave : Egressos do Sistema Prisional; Encarceramento; Subjetividade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )