SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38Para além dos muros institucionais: problematizando os discursos dos egressos do sistema prisionalPré-aposentadoria: um desafio a ser enfrentado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Barbaroi

versión impresa ISSN 0104-6578

Resumen

NEVES, Cassia Vilene  y  MARIN, Angela Helena. A impossibilidade de amamentar em diferentes contextos. Barbaroi [online]. 2013, n.38, pp. 198-214. ISSN 0104-6578.

O presente estudo teve como objetivo investigar os sentimentos e o significado atribuído por mulheres à vivência da impossibilidade de amamentar. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado através de uma entrevista semiestruturada aplicada a três diferentes grupos de mães, a saber: mães portadoras de HIV positivo, mães que não possuíram leite suficiente para amamentar seus filhos, e mães de bebês com intolerância à lactose. A análise de conteúdo das entrevistas revelou que as dificuldades vivenciadas por estas mulheres não inibiram seu desejo de amamentar. Contudo, o dilema vivido frente à impossibilidade e ao sofrimento decorrido fizeram com que elas buscassem informações e o que era necessário para oferecer o melhor para o desenvolvimento e para a saúde de seus filhos.

Palabras clave : Amamentação; HIV Positivo; Intolerância à lactose.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )