SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38A impossibilidade de amamentar em diferentes contextosOficina terapêutica de contos infantis no CAPSi: relato de uma experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Barbaroi

versão impressa ISSN 0104-6578

Resumo

BARBOSA, Tamires Machado  e  TRAESEL, Elisete Soares. Pré-aposentadoria: um desafio a ser enfrentado. Barbaroi [online]. 2013, n.38, pp. 215-234. ISSN 0104-6578.

O objetivo deste artigo é investigar as repercussões da proximidade da aposentadoria sobre a subjetividade, bem como o papel do psicólogo nesse processo, através dos resultados de uma pesquisa de campo qualitativa desenvolvida com pessoas em fase de pré-aposentadoria utilizando como instrumento a entrevista focalizada. Considera-se importante este estudo para a Psicologia por possibilitar a construção de uma visão crítica sobre o papel do psicólogo na preparação do sujeito para sua aposentadoria. Através da análise da pesquisa de campo, constatou-se que os sujeitos que estão próximos à aposentadoria enfrentam sentimentos de medo e insegurança e, muitas vezes, desejam continuar trabalhando. Além disso, demonstrou que o pré-aposentado não se conforma com a aproximação da velhice. Percebeu-se, ainda, que a fase da préaposentadoria é um momento oportuno para reflexão e planejamento de novos projetos para o futuro.

Palavras-chave : Proximidade da aposentadoria; Impactos sobre a subjetividade; Papel do psicólogo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )